Atelier Cênico

teatro online, curso de atuação para cinema, curso de técnica meisner, atelier cenico

Captura_de_Tela_2020-06-22_às_18.18.02
Captura_de_Tela_2020-06-22_às_18.18.02

O Atelier Cênico é um espaço cultural independente onde acontecem espetáculos teatrais, ensaios e atividades pedagógicas de teatro, dança e cinema.

 

Localizado na Vila Buarque, no centro de São Paulo, na Rua Fortunato 241, o Atelier Cênico está a apenas duas quadras do metrô Santa Cecília.

 

O Atelier Cênico iniciou suas atividades em 2011, focado, como o nome vem a sugerir, na artesania das artes da cena -- desde o ensino até ensaios e apresentações. O Atelier Cênico inaugurou com atividades pedagógicas de teatro e a produção do premiado filme independente “Intimidade pública”, da diretora Luciana Canton, que foi feito em improvisações durante 4 meses em nossa sala de ensaio, e depois também editado e finalizado no mesmo espaço. "Intimidade pública" angariou 11 prêmios internacionais e deve estrear no Brasil em 2021.


Em 2012, ocorreram ensaios do espetáculo “Jaguar cibernético”, de Francisco Carlos. As atividades pedagógicas sempre foram constantes e, como resultado delas, em 2014 ocorreu a apresentação teatral “Meisner Tennessee”, uma mostra de cenas de Tennessee Williams feita com a técnica Meisner com direção de Luciana Canton.

 

Em 2016, em decorrência de novas atividades pedagógicas, aconteceu a apresentação teatral “O quarto azul”, baseado no texto de David Hare.
 

Em 2018 aconteceu a apresentação da peça “Pagu/gaivota”, baseada na vida de Patrícia Rehder Galvão e no texto de Tchekhov. Nesse ano aconteceram ensaios do grupo Teatro do Osso com direção de Rogério Tarifa, os ensaios da peça “Relatos efêmeros da França antártida”, de Francisco Carlos,  a apresentação de dança dos bailarinos Bebeto e Renata Cidra, “Centauro", além das atividades pedagógicas continuadas.

Em 2019 aconteceram ensaios dos espetáculos “Alma despejada”, dirigida por Elias Andreato e atuada por Irene Ravache, ensaios abertos do Coletivo Cardinal Seis da peça “Pagu: onde começa a voz", e uma homenagem pública ao dramaturgo Zen Salles, intitulada “Anti-missa de sétimo dia”, com leituras cênicas de sua autoria. Houve ensaios da série de espetáculos musicais infantis “Aprendiz de maestro”, dirigida por Paulo Rogério Lopes. Em 2019 aconteceram as atividades pedagógicas de teatro, ensaios e vinte apresentações do espetáculo de dança “10 anos em oito e meio”, do projeto Mov_ola, do coreógrafo e diretor Alex Soares, além das atividades pedagógicas continuadas.
 

Em 2020, a Fracassada Companhia e o espetáculo "Uma vida qualquer", de Rodrigo Soares, estavam ensaiando no espaço, quando suas atividades foram interrompidas pela quarentena. As atividades pedagógicas estavam a pleno vapor: Luciana Canton, diretora, ensinava teatro e atuação para cinema e ensaiava a peça "Pagu: onde começa a voz", Cláudia Pucci Abrahão, escritora, ensinava dramaturgia e João Bernardo Caldeira, diretor, fazia um curso de teatro que teria uma montagem no final do ano.

 

O Atelier Cênico continua sua missão como pólo cultural depois do início da pandemia de COVID-19 com sua programação de lives, apresentando a peça "Pagu: onde começa a voz" em sua versão live, e adaptando suas atividades pedagógicas para esse formato.

Condições técnicas e materiais

SOBRE O ATELIER CÊNICO

 

Nossa sala possui arquibancada retrátil. Com a arquibancada recolhida, o espaço útil se transforma em sala de ensaio de 8,70m x 5,30m. Com a arquibancada aberta, de capacidade de 50 lugares, a área cênica tem 6,10m x 5,30m.

O espaço do camarim tem 5,40m x 3,10m, mais um jardim de inverno de 0,85m x 5,40m. Esse espaço também é utilizado como sala de aula e sala de reuniões.

O Atelier Cênico disponibiliza 3 banheiros, sendo um no café e dois dentro do espaço, um acessível e outro com chuveiro quente.

 

 

Condições técnicas:
Camarim único com capacidade para 10 pessoas
Área cênica: 5,30m de largura x 7m de comprimento x 5,6m de altura
Arquibancada: retrátil estofada com capacidade de 50 lugares
Características: espaço cênico de caráter alternativo, não possui coxias
Entrada de energia trifásica com quadro exclusivo para iluminação com capacidade de 100 amperes

Mecanismos cênicos:

9 varas fixas, sendo seis varas elétricas e 3 varas cênicas de comprimento de 4m na altura de 5,2m

Pé direito total: 5,60m
Cortinas pretas de parede e laterais
Piso: flutuante em compensado naval forrado com linóleo preto


Equipamentos:
Mesa de luz Chauvet Stage Designer 50 com 48 canais/96 cenas
Mesa de som Mackie Mix12FT com 12 canais (4 estéreo)
1 caixa de som ativa

1 caixa de som passiva
4 refletores telem fresnel de 1000w 

4 refletores telem PC de 1000w
4 refletores PAR 32

4 refletores PAR38 

4 ribaltas de 1,0m
4 refletores halógenos de 500w com tripé
1 projetor BENT DLP de 3.500 ansilúmens
1 projetor SONY de 800 ansilúmens
Máquina de fumaça NEC modelo HWI052 220v/1500w

Siga-nos

Atelier Cênico

  • Instagram
  • Facebook

Cardinal Seis

  • Instagram
  • YouTube

Atelier Cênico Produções Ltda ME - Rua Fortunato, 241, Vila Buarque, São Paulo - SP CEP 01224-030 - CNPJ 58.091.364/0001-04

Logo